top of page

Agronegócio


Sistema Homebiogas auxilia no cultivo com Biofertilizante
Sistema Homebiogas auxilia no cultivo com Biofertilizante

Em Julho deste ano, o governo Chinês anunciou a suspensão na exportação de fertilizantes por parte das produtoras do setor. Segundo o órgão estatal de planejamento do país, a medida é necessária para garantir ofertas no mercado doméstico. A decisão foi tomada após o preço dos insumos em um dos maiores produtores de grãos do mundo atingir níveis recordes. No Brasil, principalmente o agronegócio sofrerá impactos com esta decisão. A China é o maior parceiro comercial do Brasil desde 2009, sendo que em 2020 representou cerca de 33,7% das exportações totais do setor, e esta queda na oferta de fertilizantes pode impactar diretamente no preço e na produção dos alimentos.

A Biodigestão como alternativa – Fonte de energia limpa Uma alternativa sustentável que além de fortalecer o solo, beneficia diretamente o setor agrícola e oferece alternativas diante desta decisão do governo chinês é o Homebiogas. Um sistema que gera energia circular e renovável com resíduos orgânicos presentes na superfície terrestre. Tendo a decomposição de matéria orgânica como principal fonte para gerar energia, o HomeBiogás é capaz de transformar restos de comidas, esterco e dejetos em biofertilizante líquido que, ao ser emitido, aproveita o potencial de energia que está presente nesta matéria ao invés de lançar gases tóxicos na atmosfera, além de produzir o biogás para ser usado como gás de cozinha. A natureza nos fornece os insumos de forma orgânica, nós separamos os restos como aparas, cascas, enfim, todo o resíduo que antes consideraríamos lixo e o inserimos no sistema do HomeBiogas. A partir desta iniciativa, bactérias se multiplicarão dentro do Biodigestor, consumindo o material e liberando gases de forma anaeróbica, ou seja, por meio da ausência total de oxigênio. O biogás é armazenado na parte superior do sistema, sendo enviado até o fogão. O biofertilizante líquido sai por outro canal exclusivo para ele e, ao alimentar o solo, devolve os nutrientes para que ele possa continuar produzindo e nos fornecendo o necessário para manter este ciclo sempre ativo de forma sustentável.

Como matéria-prima podemos usar no sistema não só os restos de alimentos citados. Hoje com o BioToilet, é possível termos um sistema que conecta este mesmo Biodigestor a um banheiro projetado para esta tecnologia. Desta forma, os nossos dejetos também são transformados nos mesmos insumos – biofertilizante líquido e biogás.

#energiarenovável #sustentável #feiraorgânica #produtobiológico #ferilizanteorgânico #biodigestão #responsabilidadeambiental #saneamentoecológico #autoprodução #resíduosorgânicos #preservação #educaçãoambiental #bioenergia #terra #biodigestores #saneamentobásico #feirasustentável #dignidade #meioambiente #biofertilizante #sustentabilidade #produtorsustentável #biosaneamento #gásmetano #preservaçãoambiental #fertilizantelíquido #qualidadedevida #resíduossólidos #renovável #biometano #biodigestor #fertilizante #inovação #esterco #maissustentável #ods #reduzir #economia #tecnologia #consumosustentável #produtoorgânico #geração #impactoambiental #desafiosemlixo #semlixo #gerandoenergia #energialimpa #gestãoambiental #sustentar #compostagem #saneamentobiológico #necessidade #economiasustentável #homebiogas #autosustentável #reuse #semanasustentável #futuro #saneamentoparatodos #energiaverde #energiaalternativa #reciclar #saudável #tecnologiasocial #gestãoderesíduos #orgânico #empoderamento #biogas #suinocultura #plantandoobem #agriculturaecologica #gerandoenergialimpa #reaproveitamento #ecoconstrução #bovinocultura #lixozero #dejetos #autonomia #saúde #desenvolvimentoustentável #bioconstrução #lixoorgânico #comsumoconsciente #reutilização

Comentarios


bottom of page