top of page

Dia de Campo na Serra Gaúcha


Homebiogas na Serra Gaúcha
Homebiogas na Serra Gaúcha

Dia de Campo é sempre um dia enriquecedor para nossos parceiros e para todas as pessoas que têm a oportunidade de conhecer a tecnologia do Homebiogas. É um dia que apresentamos nossas soluções ambientais para o setor agrícola, contando com a presença de agricultores e de representantes de escolas, em regiões onde o cultivo faz parte da rotina e da cultura dos moradores. É o caso da região da Serra Gaúcha. A convite da extensionista da Emater de São Marcos Inês Pilati e a fim de promover o desenvolvimento rural sustentável na região Sul,  a cidade do interior do Rio Grande do Sul pode entender um pouco como funciona o sistema do nosso biodigestor.


Neste dia, contamos com a presença do prefeito, Evandro Carlos Kuwer, do secretário do Meio Ambiente e Agricultura, Fabiano Maciel Varela, e de pais e alunos de escolas municipais da região. O nosso sistema foi apresentado como uma solução para a economia, por meio do biogás, assim como benefícios no manejo do solo e de hortas orgânicas, por meio do biofertilizante. Isso sem falar no benefício ambiental, como o descarte adequado dos resíduos orgânicos, como restos de comida e dejetos de animais.


Sabemos que um dos grandes desafios do setor agropecuário é encontrar o destino correto para as fezes dos animais. Muitas vezes, por falta de alternativas que ofereçam a solução correta, esse dejetos se tornam vetores de contaminação para o solo, para o ar e, principalmente, para a água.


Por que as fezes dos animais se tornam um grande problema ambiental?

Por sua composição, o esterco, depositado diretamente no solo , sem tratamento, cria um ciclo de contaminação para os animais e para os seres humanos (veja a ilustração). Essa contaminação também compromete o solo. Com a água e a terra contaminados, todo o ciclo se torna um risco para nossa saúde e para a saúde do meio ambiente.

Como o biodigestor é capaz de mudar este ciclo? Quando inserimos os dejetos dos animais no Homebiogás, sua decomposição ocorre de forma anaeróbica, ou seja, sem oxigênio. Neste processo, o nitrogênio e o fósforo são minimizados de forma significativa, evitando a proliferação das bactérias. A partir desta decomposição, o Homebiogás produz o biogás e o biofertilizante orgânico líquido, fazendo com o que o solo possa ser nutrido da forma correta para que a nossa saúde, assim como a saúde dos animais seja mantida.

Comments


bottom of page