Um cão ou gato de estimação traz muita alegria e diversão para a família e, como todos os animais, eles também têm necessidades fisiológicas. Com isso, o que fazer com o cocô do seu pet?
Bom, nesse caso, é bastante comum que as pessoas coloquem os dejetos de seus pets em sacos plásticos para serem jogados no lixo. No entanto, essa opção não é nada ecológica ou sustentável, visto que o plástico leva décadas para se decompor. Além disso, as fezes descartadas nesses sacos vão diretamente para aterros sanitários, podendo contaminar o solo e o lençol freático.
Se observarmos a quantidade de resíduos gerados por esses animais, é fácil perceber o problema que os donos de animais, pet shops, canis e entre outros enfrentam para que esses resíduos sejam descartados de maneira adequada. Segundo os dados do IBGE de 2015, a população total de cachorros nos domicílios brasileiros chegou ao total 52,2 milhões, isto é, existem quase dois (1,8) cãozinhos por residência no país. Vale lembrar que a população de cães deve ser ainda maior, em razão do Instituto não contemplar os animais abandonados.
Tendo em mente a grande população desses animais no Brasil, em um canil localizado em Itu, São Paulo, mais de 400 cães vivem acolhidos, sendo diariamente descartados quase 100 kg de fezes. Assim como em um canil, quem tem animal de estimação em casa acaba tendo dificuldade para encontrar um modo adequado de descarte dos dejetos dos animais. Lembrando que a decomposição dessa matéria orgânica libera metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2), que são prejudiciais à atmosfera e contribui com o efeito estufa.
Nesse sentido, com o propósito de cuidar do meio ambiente, a empresa BioMovement Ambiental apresenta uma série de produtos viáveis e sustentáveis. Um desses produtos é o biodigestor da HomeBiogas, sistema autônomo que gera energia limpa, renovável e sustentável, sem o uso de eletricidade. Por meio desse sistema, você pode tratar o seu lixo doméstico e o cocô de seu pet de forma totalmente adequada! Além disso, o sistema pode produzir até 7 horas de gás de cozinha por dia e biofertilizante, usando apenas restos de comida e esterco animal.
Atualmente, com um sistema HomeBiogas 7.0, o canil da cidade de Itu consegue fazer o descarte correto de 60 kg de fezes de cachorro por dia, gerando biogás para a cozinha e biofertilizante para a jardinagem do local. Portanto, o biodigestor da HomeBiogas é uma solução incrível, não só para o tratamento de problemas de esterco animal, mas também para o tratamento de resíduos orgânicos gerados por residências ou instituições.
Por fim, podemos enfatizar a importância do reaproveitamento de todos os resíduos orgânicos (sejam restos de alimentos ou esterco animal) gerados pelas residências ou empresas. Para isso, a BioMovement Ambiental, distribuidora exclusiva da HomeBiogas no Brasil, tem feito a diferença ao apresentar soluções tecnológicas para reaproveitar esses resíduos de forma sustentável e ecológica. Convidamos você a conhecer o HomeBiogas e com isso encontrar o modo adequado para lidar com o cocô do seu animal de estimação!
Veja nossos vídeos https://www.youtube.com/c/HomebiogasBrasil/videos
Autora: Giovanna Cardoso M. Faifer