top of page

O que é sustentabilidade nos dias atuais?


Um mundo verde, porém repleto de tecnologia
Sustentabilidade nos dias atuais

Atitudes humanas vêm expressando o real sentido da palavra sustentabilidade no atual contexto de sociedade. Quando o sentido humano, realmente é empregado no agir, é possível detectar se as ações serão sustentáveis a longo prazo. Quando se fala no Ser humano, se espera encontrar gentileza, inteligência, empatia e regeneração nas atitudes para com pessoas, animais e o meio ambiente, dentre esses, como se trata os próximos e não próximos a si. O olhar deve estar voltado a como incluir a todos, coalescendo a humanidade, essa unidade tão necessária promove a sustentabilidade entre povos, classes, gênero, meio e nações.


A força mais impactante na terra é o ser humano, e sua influência continua presente exponencialmente acima de qualquer outro fator. No decorrer do século passado, desenvolvemos tecnologias inovadores que proporcionam sustento, conforto, gestão e solução de problemas e conhecimento para bilhões de pessoas ao redor do mundo. Salienta-se assim que, a raça humana tornou-se uma verdadeira força social e física, de enormes proporções, nos transportando para uma nova era, conhecida como Antropoceno.


Ser sustentável está diretamente ligado ao sentir, como sentimos a vida, como nos respeitamos, e como respeitamos o meio em que estamos inseridos, mormente faz se preciso, regenerar as relações em prol de um futuro pacífico e duradouro, conscientizando as gerações a fim de que outras se estabeleçam.


Estamos passando por um momento que nos convida a refletir e tomar atitudes rápidas na direção de suavizar as mudanças climáticas, com o crescimento exorbitante da população mundial e a proliferação de doenças, a preservação da terra torna-se indispensável mais do nunca. O sistema socioeconômico, instalado no passado, voltado para a produtividade a qualquer custo, criou padrões insustentáveis, que pressupõem graves danos ambientais e um consumo sem precedentes dos recursos naturais do planeta.


As pegadas do homem na terra criaram oportunidades, mas também ameaças. Refletir e compreender as consequências das atividades humanas é crucial tanto para a sobrevivência como para a satisfação em todos os espectros da vida. Sustentabilidade é o veículo que leva a um futuro seguro e próspero.


Pela primeira vez na história, a responsabilidade social e a sustentabilidade estão de mãos dadas e sendo exigidas de baixo para cima, pela própria sociedade, demandando mudanças de mentalidade dos seus governos e das empresas com as quais interage. Isso reverbera com o intuito de trazer um grande ajuste no comportamento humano e uma ótima oportunidade para mudar a direção do caminho trilhado. O desejo por soluções sustentáveis está em alta, as práticas que prejudicam a saúde do nosso planeta já não estão sendo mais toleradas. Em um mundo que exige uma maior responsabilidade social, modelos de negócios sustentáveis garantirão uma melhora secular.


Muito se fala do agora, e sim, é importante estar presente, mas vem se observando uma tendência de pensamento de curto prazo, principalmente em grandes indústrias, que aspiram por resultados imediatos e lucros superficiais, sem o cuidado real com os impactos e dores do planeta. É hora de agir, mas se desvencilhando do imediatismo, e trazendo o planejamento, o pensamento a longo prazo, o regenerar. A regeneração se faz presente de dentro para fora, de baixo para cima, de geração para geração, de contato humano, a tão falada empatia, uma forte força que se exercida nas áreas da sustentabilidade, pode trazer benefícios a longo prazo melhorando a vida de quem ainda está por vir…

Comments


bottom of page