top of page

Você sabe o que é Investimento de Impacto?


Foto simbolizando o Investimento de Impacto
Foto simbolizando o Investimento de Impacto

Você já ouviu falar em “Investimento de Impacto”? Se ainda não ouviu é porque se trata de um termo relativamente novo que é uma categoria dentro da temática ESG. É a modalidade voltada aos investimentos feitos em mercados emergentes ou mesmo naqueles já desenvolvidos, com a intenção de gerar impacto mensurável positivo, social e/ou ambiental, com retorno financeiro atrativo.


Trata-se de um modelo de financiamento para soluções aos desafios que hoje assolam a sociedade, como por exemplo, questões de saneamento básico, moradia, geração de energia limpa e renovável, preservação ambiental de forma abrangente, educação, saúde, agricultura sustentável, entre outras.


O que define o “Investimento de Impacto” é seu OBJETIVO, ou seja, a clara intenção de transformar uma realidade promovendo o impacto social e/ou ambiental; a geração de RETORNO FINANCEIRO sobre o capital investido. E para que se caracterize um “Investimento de Impacto”, ele precisa apresentar métricas de impacto e de retorno financeiro.

É praticamente o cruzamento da tradicional análise de ativos (avalia os balanços financeiros, processos operacionais, o time de gestão, planejamento da empresa e os dados de mercado) com diretrizes ESG.


No Brasil, algumas gestoras já saíram na frente e oferecem fundos de investimentos acessíveis, como a Constellation, Fama, JGP, Warren e mais recentemente a XP. Em geral, esses investimentos são feitos em ações ou títulos de dívidas corporativas.


Segundo pesquisa divulgada pela Aspen Networks Development Entrepreneurs (Ande), investimentos em negócios de impacto feitos no Brasil somaram pelo menos R$ 1 bilhão em 2020 e a expectativa é de um aumento significativo nos recursos captados em 2021, chegando a um total sob gestão de R$ 6,1 bilhões, ou seja, um crescimento de 38%.


Para a Biomovement Ambiental, que atua sob os pilares da tecnologia, da inovação e do desenvolvimento sustentável e que traz ao Brasil, com exclusividade, as soluções mais avançadas, voltadas à transformação social, essa categoria de investimento é um salto importante. Isso porque há pouquíssimo tempo esses impactos socioambientais sequer eram considerados.


A modalidade de “Investimento de Impacto” traz com ela ferramentas de planejamento, métrica e promoção das empresas que tenham a missão de trabalhar para produzir os bons impactos socioambientais de forma economicamente viável e escalável gerando os impactos econômicos também positivos. O momento é de aprendizado e de crescimento.


(*Fontes de pesquisa: insper.edu.br e valorinveste.globo.com)

bottom of page