top of page

Biodigestores HomeBiogas: Sustentabilidade em Foz do Iguaçu


Garoto fazendo gestão de resíduos com Homebiogas
Garoto fazendo gestão de resíduos com Homebiogas

Foz do Iguaçu, no Paraná, está liderando iniciativas inovadoras na gestão de resíduos orgânicos alimentares. Por meio da instalação de biodigestores da HomeBiogas em escolas e comunidades vulneráveis, a cidade busca transformar resíduos em recursos sustentáveis. Atualmente com 30 sistemas em operação, a meta é alcançar 100 até julho de 2023, promovendo práticas eco-friendly.


Os biodigestores da HomeBiogas convertem resíduos orgânicos alimentares em biogás, utilizado para cocção, gerando economia e promovendo segurança alimentar nas escolas. Além disso, esses sistemas inovadores produzem biofertilizante líquido natural, beneficiando áreas verdes e hortas escolares, promovendo uma abordagem educacional sobre a produção de alimentos. O engenheiro agrônomo Luiz Cremonini destaca que esse biofertilizante fornece nutrientes essenciais para o solo, apoiando práticas agrícolas sustentáveis.


Este projeto em Foz do Iguaçu alinha-se com 13 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, abordando questões como energia limpa, educação de qualidade e ação climática. Com o respaldo do Ministério da Proteção Ambiental de Israel, do Centro Peres para a Paz e da União Europeia, essa iniciativa promete transformar não apenas a gestão de resíduos, mas também a educação ambiental, segurança alimentar e sustentabilidade em Foz do Iguaçu. O prefeito Chico Brasileiro destaca a abrangência positiva do uso dos biodigestores, indo além da geração de energia limpa, contribuindo para a educação ambiental e a gestão consciente dos resíduos orgânicos na cidade. A BioMovement, empresa que representa essa tecnologia, reforça a missão de promover dignidade, qualidade de vida e resiliência, tornando o mundo mais justo e sustentável. A transformação está em curso, exemplificada pela adoção do HomeBiogas no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Nidia Benitez, na Vila Solidária, que já testemunha os benefícios da tecnologia na prática, impulsionando a sustentabilidade e a conscientização ambiental entre as novas gerações. Conheça essa revolução sustentável em Foz do Iguaçu. #Sustentabilidade #Biodigestores #FozdoIguaçu


Fontes:


bottom of page