Produção de banana orgânica é potencializada com uso de biofertilizante
- 23 de jun.
- 3 min de leitura
Atualizado: 24 de jun.
Uso do biofertilizante gerado pelo biodigestor HomeBiogas traz mais vigor às plantas, economia real e frutos de melhor qualidade na Orgânicas Uecker.
Segmento: | Agro |
Instalação: | 10/08/2024 |
Localização: | Jaraguá do Sul - SC |
Cliente: | Uecker Orgânicos |
Sistema: | HomeBiogas 7.0 |
Utilidade: | Biofertilizante, biogás e economia circular. |
Produção de Biogás da Instalação: | De 4 a 6h por dia de cozimento por biodigestor. |
Produção de Biofertilizante da Instalação: | Até 300L por dia de biofertilizante total por biodigestor. |
Sinopse
Referência em produção agrícola livre de agrotóxicos, a Uecker Orgânicos, localizada em Jaraguá do Sul (SC), incorporou o sistema HomeBiogas 7.0 à sua rotina como parte de um modelo produtivo alinhado à economia circular.
A tecnologia permite transformar resíduos orgânicos da propriedade em recursos renováveis, como biogás e biofertilizante, contribuindo para um ciclo mais eficiente e ecológico.
Com a instalação, a propriedade passou a gerar entre 4 e 6 horas diárias de biogás, utilizado no preparo de alimentos e em outras atividades do dia a dia.
Já o biofertilizante, a Uecker orgânicos tem uma produção de até 300 litros por dia, em uma conta 1 para 5 do biofertilizante líquido já diluído em água.
Esse biofertilizante é aplicado diretamente nos cultivos, enriquecendo o solo e promovendo uma agricultura mais saudável e produtiva.
Além dos benefícios práticos, o uso do biodigestor representa uma escolha consciente e estratégica, que reduz a dependência de insumos externos, evita o desperdício de matéria orgânica e fortalece o compromisso da família Uecker com a sustentabilidade.
A iniciativa demonstra como a inovação pode caminhar lado a lado com os princípios da agricultura orgânica, beneficiando tanto a produção quanto o meio ambiente.
Caso detalhado
Biofertilizante é a chave para o sucesso sustentável da produção de bananas orgânicas no interior de Santa Catarina
Desde agosto de 2024, a propriedade da Orgânicas Uecker, comandada pelo produtor Alberto Uecker em Jaraguá do Sul (SC), vem colhendo os resultados concretos da instalação do sistema HomeBiogas 7.0 — e eles são visíveis no tamanho dos frutos, na coloração das folhas e na economia do dia a dia.
A iniciativa nasceu da parceria com o franqueado local da HomeBiogas, Eduard, que apostou na instalação do biodigestor por conta própria para testar os resultados do biofertilizante e do biogás gerados na propriedade.

Durante cinco meses, Uecker fez testes comparativos: de um lado do bananal, usou o biofertilizante diluído na irrigação das folhas e do solo; do outro, manteve o cultivo sem adição. O resultado? Mais folhas, frutos mais saudáveis e uma produtividade visivelmente superior.
“A gente já aplicava biofertilizante comprado, mas o que produzimos aqui na propriedade deu resultado melhor. E o melhor: é de graça”, relatou Alberto durante uma live com a HomeBiogas.
Além de aplicar o biofertilizante de forma estratégica — de acordo com a necessidade das plantas e o clima — Uecker também aproveita o biogás gerado para abastecer duas residências e um galpão, eliminando completamente o uso de botijões desde a instalação do sistema.
Biofertilizante: autonomia e nutrição direto da fonte

A produção média do sistema chega a 60 litros de biofertilizante por dia, que são utilizados em toda a lavoura. Uma vez que Alberto produz seu biofertilizante de acordo com a sua necessidade. O impacto direto é percebido tanto nas áreas mais férteis quanto nas regiões de solo arenoso próximas ao rio, onde normalmente o bananal sofria mais durante os períodos de inverno.
Este ano, graças à aplicação contínua, a plantação manteve as folhas verdes e uma produtividade equilibrada — algo raro em anos anteriores.
Outro ganho expressivo vem da economia: um galão de biofertilizante comercial com 25 litros pode custar até R$ 700.
Agora, Uecker tem sua própria fonte de insumo, renovável, natural e produzido dentro da propriedade.
Como ele mesmo destacou, a única exigência é o trabalho de alimentar o biodigestor duas vezes por semana com cascas de banana, resíduos da cozinha e esterco de porco.
Resultados concretos e economia circular no campo
Além do impacto ambiental, o uso do biofertilizante fecha um ciclo de reaproveitamento inteligente: o que antes era lixo ou desperdício hoje se transforma em insumo de alto valor nutritivo para o solo.
Com menor dependência de insumos externos, redução de custos com gás e maior vitalidade da plantação, a propriedade da Orgânicas Uecker se tornou um exemplo de produção orgânica com inovação e sustentabilidade.

Com a instalação pioneira na região e o suporte técnico da equipe local, a experiência de Uecker tem servido de vitrine para outros produtores.
Eventos realizados na propriedade já ajudaram a divulgar o sistema e atrair novos interessados. Como ele mesmo relatou:
“O que mais nos dá alegria é saber que estamos produzindo mais, melhorando o solo e economizando de verdade.”