top of page

Colaborando com as metas da ONU – ODS


Metas da ONU de Desenvolvimento Sustentável
Metas da ONU de Desenvolvimento Sustentável

Hoje não se fala mais sobre sustentabilidade sem falar de ODS, pilares para o futuro da vida na terra. Então vamos chegar a um entendimento a respeito do que isso representa e quais são seus reais impactos.


ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, pensados e trabalhados pela Agenda 2030 da ONU, com o intuito de trazer a urgência de se tomar ações para reverter e regenerar o impacto humano no meio ambiente e ritmo de vida da humanidade. 


Essas ações devem ser tomadas na direção de capacitar as gerações mais novas e as que estão por vir, visando a preservação e restauração da herança mais preciosa, que é a: Natureza. Sem dúvida, serão as gerações mais atuais que sofrerão os impactos que hoje estão sendo infligidos sobre a terra, e são eles que terão que colocar a mão na massa mais arduamente, então cabe a nós todos no atual contexto preparar as ferramentas necessárias para armá-los para essa guerra. 

 

Muito se fala do agora, e sim, é importante estar presente, mas vem se observando uma tendência de pensamento de curto prazo, principalmente em grandes indústrias, que aspiram por  resultados imediatos e lucros superficiais, sem o cuidado real com os impactos e dores do planeta. É hora de agir, mas se desvencilhando do imediatismo, e trazendo o planejamento, o pensamento a longo prazo, o regenerar. A regeneração se faz presente de dentro pra fora, de baixo para cima, de geração para geração, de contato humano, a tão falada empatia, uma forte força que se exercida nas áreas da sustentabilidade, pode trazer benefícios a longo prazo melhorando a vida de quem ainda está por vir.


Com isso a Biomovement Ambiental vem se empenhando para que haja colaboração verdadeira com os ODS através do uso e da disseminação das tecnologias sustentáveis e projetos sociais. Dentre os 17 estamos colaborando com 14. E suas metas específicas,  


Princípio 1 – Erradicação da Pobreza – meta 1.4 – Até 2030, garantir que todos os homens e mulheres, particularmente os pobres e vulneráveis, tenham direitos iguais aos recursos econômicos, bem como acesso a serviços básicos, propriedade e controle sobre a terra e outras formas de propriedade, herança, recursos naturais, novas tecnologias apropriadas e serviços financeiros, incluindo microfinanças. 

– Nossas ações sociais promovem direitos iguais a recursos renováveis, fomentando o acesso a tecnologias inovadoras e disruptivas com enfoque em combate a crise climática e preservação ambiental, enaltecendo novas matérias primas como os resíduos orgânicos.

Princípio 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável – meta 2.4 – Até 2030, garantir sistemas sustentáveis de produção de alimentos e implementar práticas agrícolas resilientes, que aumentem a produtividade e a produção, que ajudem a manter os ecossistemas, que fortaleçam a capacidade de adaptação às mudanças climáticas, às condições meteorológicas extremas, secas, inundações e outros desastres, e que melhoram progressivamente a qualidade da terra e do solo.

– Nossas tecnologias disruptivas proporcionam o uso do Biofertilizante, garantindo práticas agrícolas seguras e sustentáveis, com alta capacidade de regeneração do solo, reposicionando nutrientes em macro e microescala.

Princípio 3 – Saúde e Bem-Estar – meta 3.9 – Até 2030, reduzir substancialmente o número de mortes e doenças por produtos químicos perigosos, contaminação e poluição do ar e água do solo.

– Com o uso do biofertilizante, almeja -se diminuir cada vez mais o uso de químicos perigosos na área agrícola, reduzindo o número de mortes por exposição a tóxicos. E levando em conta que o biodigestor reduz a emissão de carbono na atmosfera realizando a destinação correta dos resíduos, assiste à redução da poluição do ar.

Princípio 4 – Educação de Qualidade – meta 4.7 – Até 2030, garantir que todos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.

– Nossas iniciativas têm como mira um dos trabalhos mais importantes do momento, a educação ambiental e criação de consciência ambiental entre as próximas gerações, que serão o futuro da humanidade e do planeta terra. Disseminamos o biodigestor como ferramenta de ensino e aprendizado ambiental, estando presente em mais de 30 escolas no Brasil. 

Princípio 5 – Igualdade de Gênero – meta 5.2 – Eliminar todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas, incluindo o tráfico e exploração sexual e de outros tipos.

– Através de esforços sociais na luta ruma a igualdade de gênero, notamos que o uso da tecnologia Biodigestor tem um impacto positivo, pois quando instalado em comunidades onde mulheres passam a utilizar o gás de fácil acesso gerado pelo sistema, elas têm sua qualidade de vida aumentada em diversos níveis, –  mais tempo para se dedicar a si e sua família, desde que não precisam mais ir coletar madeira no meio da floresta- , o que por si propicia mais segurança, menos risco de abusos sexuais e exposição a animais ferozes, e mais saúde, deixando de inalar a fumaça tóxica que vem da queima de madeira para cozimento, impactando na diminuição das doenças respiratórias.

Princípio 6 – Água Potável e Saneamento – meta 6.2 – Até 2030, alcançar o acesso a saneamento e higiene adequados e equitativos para todos, e acabar com a defecação a céu aberto, com especial atenção para as necessidades das mulheres e meninas e daqueles em situação de vulnerabilidade.

– Com o uso da tecnologia Bio Toilet, se obtém um sistema de saneamento desconectado, ambientalmente correto e disruptivo, com fácil montagem e possibilidade de acessar lugares remotos e população vivendo em condições de vulnerabilidade. 

Princípio 7 – Energia Limpa e Acessível – meta 7.2 – Até 2030, aumentar substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética global.

– Homebiogas é uma referência de tecnologia geradora de energias renováveis, promovendo um ciclo circular, onde se faz a gestão de um resíduo orgânico e se gera energia local e instantânea. 

Princípio 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico – meta 8.2 – Atingir níveis mais elevados de produtividade das economias por meio da diversificação, modernização tecnológica e inovação, inclusive por meio de um foco em setores de alto valor agregado e dos setores intensivos em mão de obra.

– Aqui o enfoque se dá no quesito de modernização tecnológica e inovação, entregamos biodigestores domésticos, autônomos e de fácil montagem e uso.

Princípio 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura – meta 9.4 – Até 2030, modernizar a infraestrutura e reabilitar as indústrias para torná-las sustentáveis, com eficiência aumentada no uso de recursos e maior adoção de tecnologias e processos industriais limpos e ambientalmente corretos.

– Nossa missão é aumentar o uso de tecnologias inovadoras e modernas na area da sustentabilidade. 

Princípio 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis – meta 11.6 – Até 2030, reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades, inclusive prestando especial atenção à qualidade do ar, gestão de resíduos municipais e outros; e 11.7a – Apoiar relações econômicas, sociais e ambientais positivas entre áreas urbanas, periurbanas e rurais, reforçando o planejamento nacional e regional de desenvolvimento.

– Nosso objetivo está diretamente ligado à construção de cidades verdes e offgrid, sustentável e que faça a diferença na luta contra a crise climática. Indo além do uso da tecnologia por si só, temos a busca contínua pela disseminação de consciência ambiental, sempre fazendo eventos e encontros onde debatemos o tema da sustentabilidade de forma práticas e seus usos. 

Princípio 12 – Consumo e Produção Responsáveis – meta 12.2 – Até 2030, alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais; meta 12.3 – Até 2030, reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial, nos níveis de varejo e do consumidor, e reduzir as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento, incluindo as perdas pós-colheita; meta 12.5 – Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso; meta 12.8 – Até 2030, garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante e conscientização para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza.

– Consumindo e sendo responsável sobre a produção gerada, tratando localmente os resíduos orgânicos, salientando a importância de preservar a terra e diminuir os territórios destinados a aterros e lixões ilegais. 

Princípio 13 – Ação contra a mudança global do clima – meta 13.3 – Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima.

– Mitigação, regeneração e redução de impacto são os nomes do jogo da atualidade, temos lutado firmemente para que essas palavras se realizem.

Princípio 15 – Vida Terrestre – meta 15.5 – Tomar medidas urgentes e significativas para reduzir a degradação de habitat naturais.

– O uso dos biodigestores se caracteriza como medida urgente e significativa em escala doméstica, é uma forma prática de como a ajuda individual pode ser aplicada.

Princípio 17 – Parcerias e meios de implementação – meta 17.7 – Promover o desenvolvimento, a transferência, a disseminação e a difusão de tecnologias ambientalmente corretas para os países em desenvolvimento.

– Nosso propósito é crescer cada vez mais nosso networking, firmando parcerias significativas, sabendo que de mãos dadas somos uma potência.

Concluímos que a única constante na vida é a mudança, cabe refletir e agir na direção de como serão os impactos dessas mudanças, quando se fala de mudanças de cunho climático, se apresentam inúmeras consequências de natureza incerta na atual realidade, e quais serão os resultados a longo prazo, só se pode fazer suposições. Um dos caminhos combatentes a esse cenário se desenvolvem através da prática da união de forças e coalescendo como uma nação em um só planeta é que chegaremos a soluções em busca de um espectro mais macro. 

Laura Franchin

Coordenadora de Editais Internacionais.

bottom of page