top of page

Dia do Agricultor


Pessoas conhecendo os benefícios do Homebiogas
Pessoas conhecendo os benefícios do Homebiogas

Dia do Agricultor: Os benefícios do biodigestor HomeBiogas são apresentados no Dia de Campo em Botucatu

No dia 28 de julho, data em que se comemora o Dia do Agricultor, a Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretarias do Verde, realiza um evento voltado para pequenos e médios produtores agropecuários de Botucatu e região para a apresentação de soluções tecnológicas que tragam desenvolvimento para esse segmento. Um dos destaques do evento será a tecnologia dos biodigestores HomeBiogas.


Cerca de 30 produtores conheceram mais sobre a gestão adequada dos resíduos orgânicos (esterco animal, sobras de Hortifruti, soro de leite, entre outros) pela biodigestão, processo no qual os organismos vivos (bactérias anaeróbicas), presentes nos biodigestores, decompõem esses resíduos.


Conheceram também as vantagens dos subprodutos gerados na biodigestão realizada por meio da tecnologia HomeBiogas: o biogás, para cozinhar e o biofertilizante líquido natural, rico em matéria orgânica, microrganismos benéficos (bactérias, fungos e leveduras), além de macro e micronutrientes, sendo ótimo para o fortalecimento dos solos e crescimento das culturas.

Esse biofertilizante é capaz de melhorar as características dos solos, possibilitando que as plantas façam uma rápida absorção dos fertilizantes, por estimular o crescimento e desenvolvimento das raízes. Segundo especialistas da Biomovement Ambiental, a receita do biofertilizante pode, inclusive, ser adequada para atender a cada tipo específico de cultura e solo. Isso é feito a partir do tipo de resíduo orgânico que cada um coloca em seu biodigestor, variação de quantidades e tipos de estercos, resíduos, sais solúveis ou bactérias. Essa característica vem sendo testada com sucesso, inclusive, Pelas Unesp de Botucatu na FCA.


O biogás para cozinhar é uma energia renovável. Além do uso para a cozinha do dia a dia, também pode ser usado para beneficiar uma produção local, visando a geração de renda, como por exemplo, no caso do produtor de fruta que usa o biogás para fazer doces, compotas e geleias, por exemplo.


Segundo explica Leandro Toledano, CEO da Biomovement Ambiental, empresa que atua baseada nos pilares da tecnologia, da inovação e do desenvolvimento sustentável e que representa com exclusividade a HomeBiogas no Brasil, o resultado é uma produção limpa. “A tecnologia empregada pela HomeBiogas oferece ao produtor, seja ele de pequeno, médio ou grande porte, da agricultura familiar ou da produção totalmente orgânica, a possibilidade de atuar com maior economia e com melhor resultado nos produtos finais e, ainda assim beneficiar o meio ambiente, que é uma preocupação de todos nos dias de hoje”, completa.


Quer fazer um Dia de Campo com a gente em sua cidade? Preencha o formulário: https://forms.gle/GAgSN89PdVqtcc497

Para saber mais sobre a tecnologia HomeBiogas, acesse www.homebiogas.com.br

Comments


bottom of page