Projeto de biodigestores promove sustentabilidade e educação ambiental, transformando resíduos em recursos valiosos e conscientizando 1200 alunos na Escola Municipal Frei Damião.
Somos destaque na CNN por nosso projeto inovador de biodigestores em escolas, que se tornou um exemplo de sustentabilidade e educação ambiental.
A reportagem mostra como a Escola Municipal Frei Damião, localizada no Grajaú, em São Paulo, tem utilizado esta tecnologia para transformar resíduos orgânicos em biogás e biofertilizante, integrando esses processos ao currículo escolar e beneficiando 1.200 alunos, tornando-se uma ferramenta importante para o ensino dos mesmos.
Esse reconhecimento na mídia evidencia o impacto positivo e a relevância do nosso trabalho em promover práticas sustentáveis nas comunidades escolares.
Desde 2022, a Escola Municipal Frei Damião tem se destacado por sua abordagem inovadora na educação ambiental, graças à instalação de um biodigestor.
A cada mês, o biodigestor HomeBiogas 2.0 gera o equivalente a até um botijão de gás P13, que é utilizado para o cozimento dos alimentos servidos na merenda das crianças, além do café para funcionários.
Inegavelmente, esta transição energética é um exemplo prático de como a escola está adotando soluções sustentáveis para atender às suas necessidades diárias.
Nesse sentido, o biodigestor HomeBiogas gera até 40L de biofertilizante, que a escola destina à sua própria horta; mais um valioso recurso educativo.
Portanto, os alunos aprendem na prática como os resíduos orgânicos podem ser reaproveitados para nutrir a terra e produzir alimentos, levando este conhecimento fora dos muros da escola.
Semelhantemente, a aluna Ariane Araújo, 11 anos, comentou: "Eu acho super importante cuidar do que é nosso, porque a natureza já está sendo destruída. Todos os lugares querem cimentar, cortar as árvores e o lixo acaba indo para o chão."
Dessa maneira, esta reflexão mostra a importância de conscientizar as novas gerações sobre a preservação ambiental.
Desse modo, o impacto do projeto vai além desta escola. Biodigestores semelhantes foram instalados em outras escolas, aldeias indígenas, grandes empresas, refeitórios, fazendas do agro e canis, promovendo sustentabilidade e educação ambiental em diferentes comunidades.
Por consequência, para o diretor da escola, Wanderley Muniz, a questão mais importante é a forma educativa como os alunos são envolvidos no processo. "Aproveitar todo resíduo que o homem cria para o bem da própria natureza, essa é a nossa missão", afirma.
Por isso, este projeto é um exemplo inspirador de como a tecnologia e a educação podem se unir para criar um futuro mais sustentável.
Assim, o biodigestor não só ajuda a gerenciar os resíduos de maneira eficiente, como também é uma ferramenta e educação multidisciplinar em matérias como Biologia, Física, Química e Educação Ambiental, entre outras, e ensina aos alunos a importância de cuidar do meio ambiente, preparando-os para serem cidadãos mais conscientes e responsáveis.
Komentáře