top of page

Explorando o Futuro da Agricultura: Parceria HomeBiogas e Unesp em pesquisa

A HomeBiogas e Unesp estabeleceram uma parceria para conduzir uma pesquisa científica com o propósito de avaliar o biofertilizante líquido gerado pelo biodigestor da HomeBiogas. Este projeto é liderado pela Profª Kassandra Sussi Mustafé Oliveira e pelo Técnico em Agropecuária Israel Ramos.


Plantio realizado

O estudo utiliza três sistemas, sendo dois biodigestores HomeBiogas 2.0 e um biodigestor HomeBiogas 7.0. Cada equipamento é alimentado separadamente: um com esterco suíno, outro com resíduos orgânicos e um terceiro que recebe ambos os tipos de matéria orgânica.


Para avaliar o progresso e analisar o desempenho do biofertilizante gerado em cada equipamento, foram realizados os plantios em quatro canteiros separados. Um canteiro recebe exclusivamente o biofertilizante oriundo do sistema alimentado com esterco suíno, outro recebe o biofertilizante gerado pelo equipamento alimentado com resíduo orgânico, o terceiro canteiro recebe a mistura dos biofertilizantes dos dois primeiros. Por fim, o quarto canteiro representa o grupo de controle sendo irrigado apenas por água. O método de irrigação utilizado é composto por gotejamento e rega manual.


A análise da Unesp tem como objetivo examinar diversos aspectos da performance do biofertilizante, incluindo a velocidade de crescimento e tamanho das plantas, coloração da folhagem e a biomassa das plantas. Também está sendo estudado a composição química e qualidade do solo com relação a composição de micro e macrofauna.

 

Este projeto é uma iniciativa para atestar cientificamente o potencial do biofertilizante líquido gerado pelo biodigestor HomeBiogas. O projeto terá a duração de 4 semanas.

O biofertilizante gerado pelo biodigestor HomeBiogas é uma alternativa eficaz e sustentável aos fertilizantes químicos tradicionais na agricultura.


Plantio duas semanas depois



Comentarios


bottom of page