Gestão das fezes animais: solução doméstica com biodigestor
- 23 de jun.
- 4 min de leitura
Sítio Terra Lua Terra Sol, com cinco cães, adota biodigestor da HomeBiogas para transformar resíduos orgânicos e fezes animais em biogás e biofertilizante.
Segmento: | Canil/Agro |
Instalação: | 01/08/2024 |
Localização: | Itapeva - MG |
Cliente: | Terra Lua Terra Sol |
Sistema: | HomeBiogas 2.0 |
Utilidade: | Gestão das fezes caninas, biofertilizante, biogás e economia circular. |
Produção de Biogás da Instalação: | De até 3h por dia de cozimento por biodigestor. |
Produção de Biofertilizante da Instalação: | Até 360L por dia de biofertilizante total por biodigestor. |
Sinopse
Localizado em Itapeva (MG), o sítio Terra Lua Terra Sol encontrou no biodigestor HomeBiogas 2.0 uma solução eficiente e sustentável para a gestão das fezes caninas e o fortalecimento de práticas baseadas na economia circular.
Com o uso da tecnologia, os resíduos orgânicos gerados diariamente passaram a ser transformados em até 3 horas de biogás por dia, utilizado em atividades cotidianas da propriedade, e em até 360 litros diários de biofertilizante, aproveitado em cultivos e áreas verdes.
A iniciativa alia bem-estar animal, responsabilidade ambiental e aproveitamento total da matéria orgânica produzida no local, promovendo um ciclo virtuoso de reaproveitamento e redução de impactos.
O sistema se tornou uma ferramenta prática e educativa para demonstrar como é possível gerar energia e fertilidade a partir de resíduos que, antes, representavam um desafio de manejo.
Com o biodigestor HomeBiogas, o Terra Lua Terra Sol reforça seu compromisso com um modelo de vida mais autônomo, limpo e conectado à sustentabilidade no campo.
Caso detalhado
Biofertilizante gerado a partir da gestão das fezes animais e dos resíduos orgânicos da cozinha: é assim que uma família que vive em um sítio com cinco cães encontrou uma solução eficiente, prática e sustentável para lidar com seus resíduos. O sistema? Um biodigestor da HomeBiogas.
A rotina no sítio pode parecer tranquila para quem vê de fora, mas para quem tem cinco cães e um estilo de vida consciente, lidar com o volume diário de fezes animais e restos de comida era um desafio real.
Foi a partir dessa preocupação ambiental e do desejo de gerar menos lixo que essa família decidiu investir em um biodigestor doméstico, capaz de transformar todo esse material em biogás para uso na cozinha e biofertilizante para nutrir as plantas do sítio.
Como funciona a gestão das fezes animais com biodigestor
Todo o processo começa de forma simples: os resíduos orgânicos e as fezes dos cães são coletados e diluídos em água. Em seguida, são despejados no bocal do biodigestor, onde a mágica acontece — ou melhor, onde a ciência entra em ação.
O sistema da HomeBiogas conta com uma câmara cheia de bactérias anaeróbicas, que decompõem o material orgânico e produzem dois subprodutos valiosos: biogás, que pode abastecer um fogareiro com até 3 horas de gás por dia, e biofertilizante líquido, que é drenado continuamente e armazenado para uso nas plantas da propriedade.
Mesmo em uma casa que ainda está em fase de instalação completa do sistema de gás, o uso do biofertilizante já virou parte da rotina. A família dilui o líquido em água (1:10) e aplica nas árvores e hortas do sítio. Como afirmaram no vídeo publicado no Instagram: “As plantinhas agradecem!”
Impacto ambiental e autonomia no campo
A adoção do biodigestor não só resolveu a questão do destino das fezes dos cães como também evitou o descarte inadequado de restos de alimentos, promovendo uma verdadeira economia circular no ambiente rural.
É um exemplo claro de como a gestão das fezes animais pode ser feita com baixo impacto, de forma segura, limpa e ainda gerar benefícios para o solo e a alimentação da família.
A produção regular de biofertilizante melhora a qualidade do solo, potencializa o crescimento das árvores e reduz a dependência de insumos externos.
Já o biogás representa economia com o gás de cozinha e autonomia energética — principalmente em locais mais afastados dos centros urbanos, como é o caso do sítio onde a instalação foi feita.

Educação ambiental e engajamento nas redes
Além das vantagens práticas já comprovadas, a experiência no sítio chamou atenção pela forma transparente e didática com que foi compartilhada.
O relato da família, que vive com cinco cães, despertou grande interesse por apresentar, de forma leve e acessível, como a gestão das fezes animais pode ser feita de maneira sustentável no ambiente doméstico.
Com bom humor, os moradores explicam que visitantes frequentemente se surpreendem com a solução adotada para tratar os resíduos orgânicos da casa, incluindo as fezes dos animais, destacando o funcionamento diário do sistema de forma clara e educativa.
Conclusão: uma escolha consciente e transformadora
A escolha pelo biodigestor HomeBiogas mostra que soluções acessíveis e tecnológicas estão ao alcance de quem busca mais sustentabilidade em casa. E o melhor: funcionam tanto para quem vive em centros urbanos quanto em áreas rurais.
A gestão das fezes animais deixou de ser um problema e se transformou em uma oportunidade para gerar energia limpa e fertilizante natural, com impacto positivo direto no bolso, no meio ambiente e na saúde das plantas — e claro, com um toque de consciência e carinho pelos animais.