
Foi pensando em criar oportunidades para que crianças e adolescentes menos favorecidos também possam, primeiramente, sonhar e, depois, perceberem que é possível tornar esse sonho realidade que nasceu o WimBelemDon (wimbelemdon.com.br) , um projeto que tem a missão de promover a transformação social em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, oferecendo a prática de tênis e atividades culturais, pedagógicas e socioemocionais e adotando um olhar humanizado, que respeite os limites e estimule as potencialidades de cada um, incentivando-os a serem protagonistas de suas próprias vidas.
A ideia foi do fotógrafo Marcelo Ruschel que, em 2000, alugou uma quadra de tênis abandonada em Belém Novo, bairro da zona sul de Porto Alegre (RS), onde mora, com o intuito de desenvolver um projeto social com as crianças do bairro. O Nome WimBelemDon é um trocadilho e uma homenagem ao torneio mais tradicional do mundo: o Torneio de Wimbledon, em Londres.
De lá para cá, o projeto se tornou uma instituição social que tem como foco de trabalho a formação integral de crianças e adolescentes. A instituição trabalha com as peculiaridades de cada aluno, de forma inclusiva e integrativa.
Além da prática do tênis, quem participa do projeto vivencia oficinas esportivas, gastronômicas, culturais, de cinema, de psicologia, iniciação em idiomas, arteterapia e outras atividades. Toda a metodologia de trabalho está baseada nos Nove Pilares do Desenvolvimento Integral do Ser, de Noemi Paymal, que inclui o Desenvolvimento Ecológico.
Educação Ambiental e Sustentabilidade – como forma de mostrar na prática a importância do cuidado ambiental aos seus educandos, o WimBelemDon vem desenvolvendo uma série de ações como, por exemplo, a utilização de mobiliário diferenciado, como os bancos, mesas e lixeiras feitas de plástico reciclável pela Suzuki Recicladora; e as mesas e cadeiras aproveitadas de chapas de madeira de compensado naval, adquiridas de fornecedores com selo de Certificação Florestal.
Também se beneficiam do sistema de captação de 5,5 mil litros de água das chuvas, para a irrigação da quadra e do jardim e para os banheiros; convivem com 38 placas de energia solar, contando com um sistema de captação de energia, que foram instalados com o apoio de empresas parceiras. Inclusive, para marcar a inauguração do sistema de captação de energia solar, a ONG criou o selo WimBelemDon Sustentável.
Mais recentemente, o escritório Rafael Pandolfo Advogados Associados doou um biodigestor Homebiogás, que realiza a transformação dos resíduos orgânicos em biogás para cozinhar e biofertilizante para o fortalecimento da terra para o plantio. “Esse equipamento tem acrescentado a vivência prática do ciclo de sustentabilidade e da Economia Circular ao importante trabalho teórico de conscientização sobre os cuidados com a preservação do meio ambiente já realizados pelo projeto”, afirma Leonardo Stumpf. Gerente de Projetos, no WimBelemDon.
Além de se beneficiar do biogás e do biofertilizante, o WimBelemDon criou um sistema para medir a produção do gás e, desde março de 2022 já alimento o biodigestor com 90kg de resíduos que geraram 4,8m³ de biogás.
A comercialização e instalação do biodigestor foi feita pela Via Verde Energia (www.viaverdeenergia.com.br ), parceira da Biomovement Ambiental que é distribuidora exclusiva da Homebiogas no Brasil, com atuação no Rio Grande do Sul. Para seu diretor Alexandre Milke, esses indicadores de descarte correto e geração de energia renovável são muito importantes. “Para nós, que queremos levar cada vez mais longe essas tecnologias sustentáveis que beneficiem cada vez mais pessoas com seus subprodutos e seus aspectos educacionais, ter indicadores regionais de performance, dentro de um projeto social maravilhoso é fundamental para a formação de jovens com essa consciência sustentável do nosso planeta”, afirma Milke.
A tecnologia Homebiogas está presente em mais de 100 países e é representada com exclusividade no Brasil pela Biomovement Ambiental, empresa que atua baseada nos pilares da tecnologia, da inovação e do desenvolvimento sustentável. Para Leandro Toledano, CEO da Biomovement Ambiental, “usar a tecnologia para transformar a realidade das pessoas é parte da missão da empresa e isso vem sendo realizado com o apoio de nossos parceiros pelo Brasil”.
Para saber mais, acesse www.homebiogas.com.br
Informações à imprensa
Roberta Provatti
(11) 99652-4661
.
#sustentável #produtobiológico #responsabilidadeambiental #saneamentoecológico #resíduosorgânicos #preservação #terra #saneamentobásico #sustentabilidade #produtorsustentável #preservaçãoambiental #qualidadedevida #resíduossólidos #renovável #reduzir #tecnologia #produtoorgânico #semlixo #sustentar #saneamentobiológico #reuse #semanasustentável #saneamentoparatodos #reciclar #saudável #tecnologiasocial #suinocultura #reaproveitamento #saúde #reutilização