top of page

Sustentabilidade dentro e fora de casa


Sistema homebiogas gerando gás para a casa e cultivando plantas do lado de fora
Sistema homebiogas gerando gás para a casa e cultivando plantas do lado de fora

Com o biodigestor Homebiogas em sua residência no Rio de Janeiro, Stenio Ramos resolve a gestão dos resíduos orgânicos, gera biogás para cozinhar e, ainda, cultiva mudas de plantas para doar com o biofertilizante produzido no sistema.

O veterinário Stenio Enrique Ramos, que mora na cidade do Rio de Janeiro – RJ, sempre se interessou por atitudes responsáveis e sustentáveis. Além de separar os resíduos recicláveis e encaminhá-los para uma cooperativa, tem em sua casa uma composteira, placas para a geração de energia solar e sistema de captação de água de chuva. 


Há cerca de dez anos, conheceu a tecnologia do biodigestor HomeBiogas e se interessou por esse modelo inovador de biodigestor que transforma o resíduos orgânicos em energia renovável (biogás de cozinha) e em biofertilizante. “Eu moro em casa, tenho quatro cachorros e me interesso por bioogia. Dessa forma, o HomeBiogas me chamou a atenção e comecei a pesquisar uma forma de adquirir o produto que, até então não havia chegado ao Brasil ainda”, explicou Ramos. 

Passados os anos, o veterinário conheceu a Biomovement Ambiental, que hoje é a representante oficial da marca no país e adquiriu um biodigestor 2.0 para a sua residência. “Além de otimizar a compostagem, o biodigestor gera o biogás, uma alternativa renovável e econômica para o gás de cozinha”, conta. Ele explica que a economia também é percebida na quantidade de sacos de lixo que deixa de gastar em casa no descarte dos resíduos. 


Fora isso, o HomeBiogas tem como subproduto o biofertilizante líquido, rico em macro e micronutrientes e que Stenio Ramos usa para o cultivo de sua horta e das plantas. “Adquiri o hábito de cultivar mudas de árvores e doar aos vizinhos e aos transeuntes. Nesse processo, o biofertilizante tem melhorado a qualidade do meu cultivo”, afirma Stenio Ramos. 


O biodigestor HomeBiogas já está presente em mais de 100 países.  Além dos benefícios econômicos, esse sistema de geração de energia renovável, por meio de um processo microbiológico também é uma importante ferramenta de educação. “Minha família vivencia o ciclo sustentável que o sistema proporciona e isso contribui com os valores que preservamos em casa”, conta o veterinário. 


Segundo Leandro Toledano, CEO da Biomovement Ambiental, o Homebiogas impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas. “Transformar a sociedade por meio da educação ambiental e da tecnologia e inovação é a missão da empresa”, completa. 


Comments


bottom of page