Os visitantes da primeira Feira de Tecnologia da Agricultura de Ibirapitanga (BA), que foi realizada entre os dias 01 e 04 de agosto, pela Secretaria Municipal de Agricultura, Turismo, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Sindicato Rural de Ibirapitanga (Sistema Faeb/Senar) e Cepla, puderam conhecer a tecnologia dos biodigestores HomeBiogas.
Quem participou do evento foi Lucianna Barbosa, do Clubeco Soluções Sustentáveis, de Castro Alves (BA), que atua em parceria com a Biomovement Ambiental, representante exclusiva da HomeBiogas no Brasil. “Participamos a convite do secretário Edvaldo Quinto de Souza e foi uma importante oportunidade de mostrarmos aos participantes todos os benefícios que essa tecnologia israelense, presente em mais de 100 países oferece para o produtor em termos de economia, qualidade de produção e sustentabilidade”, comenta Lucianna.
Segundo ela, o evento teve forte participação dos produtores de cacau, que puderam conhecer sobre a biodigestão, processo em que os resíduos sólidos orgânicos (fezes animais, restos de comida, cascas de legumes, ovos, entre outros) são transformados em biogás para cozinhar e em biofertilizante líquido natural para a fortalecimento do solo, que melhora a produtividade dos cultivos.
O objetivo foi mostrar as vantagens dessa solução nas propriedades rurais, uma vez que um dos insumos que o processo de biodigestão produz é um biofertilizante líquido, natural, rico em matéria orgânica e ótimo para o fortalecimento do solo. Esse biofertilizante natural nutre e melhora as características do solo, possibilitando que as plantas façam uma rápida absorção, por conter macro e micronutrientes, além de elevado teor de matéria orgânica e microrganismos em sua composição. A composição pode, inclusive, ser adequada para atender a cada tipo específico de cultura, a partir do tipo de resíduo orgânico que cada um coloca em seu biodigestor – variação de quantidades e tipos de estercos, resíduos, sais solúveis ou bactérias.
Isso sem falar no biogás para cozinhar, outro subproduto da biodigestão e uma energia renovável. Além do uso para a cozinha, o biogás também pode ser usado para beneficiar uma produção local, como ser utilizado para fazer doces ou geleias de uma determinada fruta produzida localmente, por exemplo.
Leandro Toledano, CEO da Biomovement Ambiental, empresa que atua baseada nos pilares da tecnologia, da inovação e do desenvolvimento sustentável, explica que esse tipo de tecnologia resulta em uma produção limpa, benéfica ao meio ambiente, com maior economia e com melhor resultado no produto final. “É gratificante poder participar, por meio de nossos parceiros, de eventos como a primeira Feira de Tecnologia da Agricultura de Ibirapitanga, para levar a novos públicos esse tipo de inovação que agrega valor e contribui para o desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro”, completa Toledano.
Para saber mais sobre a tecnologia HomeBiogas, acesse www.homebiogas.com.br
#sustentável #produtobiológico #responsabilidadeambiental #saneamentoecológico #resíduosorgânicos #preservação #terra #saneamentobásico #sustentabilidade #produtorsustentável #preservaçãoambiental #qualidadedevida #resíduossólidos #renovável #reduzir #tecnologia #produtoorgânico #semlixo #sustentar #saneamentobiológico #reuse #semanasustentável #saneamentoparatodos #reciclar #saudável #tecnologiasocial #suinocultura #reaproveitamento #saúde #reutilização