top of page

Biofertilizante HomeBiogas acelera produção e gera verduras mais nutritivas

Produtor orgânico faz teste que comprava eficiência do biofertilizante HomeBiogas


Biofertilizantes provenientes da biodigestão, através dos equipamentos HomeBiogas, está se destacando como uma verdadeira revolução para a melhoria da terra e do plantio
Experimento testa produção de hortaliças e vegetais irrigadas com água e com biofertilizante HomeBiogas


No cinturão verde São Paulo, o sítio São Judas Tadeu, do agricultor Mauri, é um exemplo de gestão agrícola sustentável. Mauri está entre os 35 produtores orgânicos certificados no Estado de São Paulo.


Há cerca de um ano, Mauri adquiriu um biodigestor HomeBiogas 7.0 e vem se beneficiando do biofertilizante gerado pelo sistema nas suas hortaliças, legumes e verduras. O biofertlizante é utilizado em parte das plantações do sítio.


O biodigestor HomeBiogas é alimentado com resíduos orgânicos da propriedade e pode gerar até 100 litros por dia de fertilizante líquido em sua capacidade máxima.


Recentemente, Mauri e a equipe de Customer Success da HomeBiogas Brasil iniciaram um experimento em um canteiro de alface e rúcula. No início de Março, foi realizado o plantio de mudas transplantadas de bandejas de germinação em 3 fileiras do canteiro. No local, duas fileiras estão sendo irrigadas apenas com água e formam o grupo de controle do experimento. Uma terceira fileira está sendo irrigada com uma mistura de água e biofertilizante gerado pelo biodigestor HomeBiogas.


A irrigação em todo o canteiro está sendo feita manualmente através de regadores manuais e de bombas costais de uma a duas vezes por semana para garantir que as plantas cresçam de forma saudável e vigorosa. O biofertilizante está sendo utilizado na proporção de 1 litro para cada litro de água.


Plantas cultivadas em solo enriquecido com biofertilizantes tendem a ser mais vigorosasntes tendem a ser mais vigorosas
Canteiro do Sítio São Judas após 3 semanas do plantio. Na fileira abaixo da foto foi utilizada a mistura de biofertilizante HomeBiogas e água. Nas demais, apenas água

Após três semanas os resultados impressionam. As mudas já exibem um crescimento exuberante, revelando o potencial do biofertilizante gerado pelos biodigestores HomeBiogas. Além disso, outro fator chamou a atenção: a resistência das plantas às pragas, como pulgões e insetos, um benefício adicional que contribui para uma produção mais saudável e sustentável.


Segundo dados da HomeBiogas, em média, as plantas que recebem o biofertilizante gerado nos biodigestores crescem 30% mais rápido e são 30% mais nutritivas.


Por mais que o resultado do experimento no Sítio São Judas Tadeu já fosse esperado, é fascinante ver como Mauri está redefinindo os padrões da agricultura orgânica, mostrando que é possível cultivar de forma sustentável e ainda assim obter resultados extraordinários. Seu compromisso com a qualidade e a inovação serve de inspiração para todos nós, mostrando que o futuro da agricultura é verde, orgânico e repleto de possibilidades. 🌱







Comments


bottom of page